Ponto convergente
Gestores são elementos fundamentais a qualquer tipo de organização e, por exercer esta função, devem agir como “Ponto de Convergência” entre colaboradores e executivos da empresa. Considera-se ponto de convergência o elo existente entre as duas pontas do processo. Acima, executivos; no meio, como ponto convergente, os gestores (pois são os responsáveis pelo andamento do setor) e abaixo, os colaboradores (responsáveis pela operacionalização dos trabalhos do setor).
Cabe então ao gestor, como ponto convergente, a responsabilidade e a intermediação neste processo ou neste fluxo das informações, ou seja, as ordens, as instruções, as orientações e as decisões que vierem dos superiores devem passar por ele para que ele repasse aos seus colaboradores. As informações resultantes dos trabalhos realizados devem ser passadas dos colaboradores a ele para que ele repasse aos seus superiores. Quando, por qualquer motivo este fluxo não funciona, ocorre uma quebra no processo da comunicação e da confiabilidade.
Normalmente, esta quebra é causada pelos próprios gestores que, por um motivo ou por outro, esquecem da importância deste fluxo no processo de decisão de uma empresa. Quando isso ocorre, os superiores começam a passar por cima deste gestor conversando diretamente com os seus colaboradores. Essa quebra de hierarquia faz com que os colaboradores também passem por cima do seu gestor e conversam diretamente com os superiores dele.
Pronto, assim, o conflito está formado. Nessa quebra do fluxo de informações o gestor fica sem saber o que está ocorrendo em seu próprio setor e nesse processo a sua imagem começa a se deteriorar, pois passa para o superior a imagem de “omisso” e para os seus colaboradores a imagem de irresponsável ou incompetente.
O que fazer quando estiver acontecendo isso? Converse com ambos, primeiro com o superior e depois com os colaboradores. Com respeito e com bastante calma, explique os problemas que são causados com este tipo de procedimento já que você fica sem saber o que esta acontecendo. Aproveite este momento para fundamentar o seu papel gerencial e a importância deste fluxo para o processo de decisão. Feita essa negociação, lembre-se que a sua responsabilidade fica duplicada e portanto, policia-se para não deixar que isso ocorra novamente.
#Administração #Gestão #Gerenciamento #Liderança
*Trechos extraídos do livro “Liderança – Falar e Cobrar é Fácil”