Por que devemos priorizar a formação de nossos líderes e gestores?
Nos últimos anos, as grandes incorporações, fusões e até mesmo a necessidade de se modernizar e expandir fizeram com que nossas empresas se reestruturassem de uma maneira muito rápida e estas passaram a exigir que seus líderes e gestores se adequassem a essa nova realidade e que assumissem uma nova postura profissional. Entretanto, uma grande parte dessas empresas, não sabe o que querem de seus gestores, quais as proficiências que devem ter e quais as habilidades ou competências que deveriam conhecer para trabalhar em cima da sua realidade organizacional.
Infelizmente, o que encontramos nas áreas públicas e nas organizações privadas é uma alta improvisação neste aspecto da profissionalização da gestão. Ainda hoje, vemos gestores que acreditam que não vão mais precisar de aprendizado ou reciclagens, pois o cargo já o credencia a ser um eficaz administrador.
Bons profissionais são simplesmente jogados nessa função, mas sem um mínimo de preparo para exercê-la e, com isso, as empresas passam a perder excelentes técnicos ou futuros talentos para demitirem péssimos administradores. Por essa pequena exposição e por vários outros motivos que citaremos em novas postagens, a formação e o desenvolvimento nas áreas de gestão ainda não são considerados uma prioridade para as empresas brasileiras. Como devem ser formados? Como e quando devem ser promovidos? Que tipo de programa ou planejamento possui para a continuidade da empresa em relação a seus novos líderes ou gestores? De que maneira ela pode preparar ou ajudar seus gestores no caso de uma segunda carreira, ou até mesmo na busca de uma aposentadoria? São perguntas que infelizmente ainda ficam sem respostas.
Aliado a isso, o que mais nos chama a atenção é a falta de um plano de carreira e o descaso dos próprios profissionais em relação à necessidade de sua formação, reciclagem ou capacitação, já que estes fatores são considerados como posicionamento sine qua non, para aqueles que procuram alcançar resultados efetivos nas áreas gerenciais e nas empresas.
#Administração #Gestão #Gerenciamento #Liderança
***Trechos extraídos do livro “Liderança – Falar e Cobrar é Fácil”, de minha autoria.
www.referenciaempresas.com.br