Vamos falar de Gestão

por Ariosto Fabiano de Moraes

Motivação: Como um gestor pode ajudar?

De um modo genérico, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão que vai gerar um comportamento específico. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou pode ser gerado internamente nos processos de raciocínio do indivíduo.

Assim, a motivação está relacionada com o sistema de cognição do indivíduo. Cognição (ou conhecimento) representa aquilo que as pessoas sabem a respeito de si mesmas e sobre o ambiente que as rodeia. O sistema cognitivo de cada pessoa inclui os seus valores pessoais e é profundamente influenciado por seu ambiente físico e social, por sua estrutura fisiológica, por suas necessidades e por suas experiências anteriores. Todos os atos do indivíduo são guiados pela sua cognição – pelo que ele pensa, acredita e prevê.

O que é importante entender é que as pessoas são completamente diferentes entre si no que tange à motivação, ou seja, às necessidades humanas que motivam o comportamento humano sempre irão variar de indivíduo para individuo. Um gestor deve e pode trabalhar a motivação de seus colaboradores criando algumas condições que irão despertar um real interesse da equipe nessa questão.

Observe alguns fatores práticos que permitem trabalhar a motivação:

  • Crie condições adequadas de trabalho e tenha regras de operacionalização bem definidas;
  • Crie um ambiente saudável de trabalho e tenha regras de relacionamentos bem definidos.
Se você não puder motivar, pelo menos não desmotive:

Às vezes, o ambiente da empresa, as políticas adotadas pela imprevisibilidade, problemas financeiros ou até mesmo o estilo de gerenciamento utilizado em uma organização não nos permitem trabalhar a motivação da maneira como gostaríamos. Independente dos motivos e das crises, podemos trabalhar a motivação pelo não se deixar influenciar por fatores externos e do não permitir que estas dificuldades sirvam de desculpa para desmotivar seus colaboradores.

Para não desmotivar a sua equipe procure:

  • Evitar mentir ou omitir sobre a realidade do problema ou da empresa;
  • Conversar abertamente sobre este assunto com os colaboradores;
  • Evitar fazer promessas que dificilmente serão cumpridas;
  • Não fugir de discussões ou queixas dos colaboradores;
  • Manter um clima saudável negociando os direitos e deveres de todos no setor;
  • Trabalhar para atender as necessidades e não as vontades dos colaboradores. 


***Trechos extraídos do livro “Liderança – Falar e Cobrar é Fácil”, de minha autoria.

#Administração #Gestão #Gerenciamento #Liderança

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