Motivação: Como um gestor pode ajudar?
De um modo genérico, motivo
é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão que vai gerar um comportamento específico. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou pode ser gerado internamente nos processos de raciocínio do indivíduo.
Assim, a motivação está relacionada com o sistema de cognição do indivíduo. Cognição (ou conhecimento) representa aquilo que as pessoas sabem a respeito de si mesmas e sobre o ambiente que as rodeia. O sistema cognitivo de cada pessoa inclui os seus valores pessoais e é profundamente influenciado por seu ambiente físico e social, por sua estrutura fisiológica, por suas necessidades e por suas experiências anteriores. Todos os atos do indivíduo são guiados pela sua cognição – pelo que ele pensa, acredita e prevê.
O que é importante entender é que as pessoas são completamente diferentes entre si no que tange à motivação, ou seja, às necessidades humanas que motivam o comportamento humano sempre irão variar de indivíduo para individuo. Um gestor deve e pode trabalhar a motivação de seus colaboradores criando algumas condições que irão despertar um real interesse da equipe nessa questão.
Observe alguns fatores práticos que permitem trabalhar a motivação:
- Crie condições adequadas de trabalho e tenha regras de operacionalização bem definidas;
- Crie um ambiente saudável de trabalho e tenha regras de relacionamentos bem definidos.
Se você não puder motivar, pelo menos não desmotive:
Às vezes, o ambiente da empresa, as políticas adotadas pela imprevisibilidade, problemas financeiros ou até mesmo o estilo de gerenciamento utilizado em uma organização não nos permitem trabalhar a motivação da maneira como gostaríamos. Independente dos motivos e das crises, podemos trabalhar a motivação pelo não se deixar influenciar por fatores externos e do não permitir que estas dificuldades sirvam de desculpa para desmotivar seus colaboradores.
Para não desmotivar a sua equipe procure:
- Evitar mentir ou omitir sobre a realidade do problema ou da empresa;
- Conversar abertamente sobre este assunto com os colaboradores;
- Evitar fazer promessas que dificilmente serão cumpridas;
- Não fugir de discussões ou queixas dos colaboradores;
- Manter um clima saudável negociando os direitos e deveres de todos no setor;
- Trabalhar para atender as necessidades e não as vontades dos colaboradores.
***Trechos extraídos do livro “Liderança – Falar e Cobrar é Fácil”, de minha autoria.
#Administração #Gestão #Gerenciamento #Liderança