Vamos falar de Gestão

siga o Profº Ariosto nas redes sociais
A visão de Aprendizado dos nossos profissionais
Segue abaixo cinco máximas:

Primeira: Hoje, tudo o que se ensina é classificado pela maioria dos alunos ou de profissionais como “teoria”. Infelizmente, não sabem que a teoria que estão aprendendo é a prática das maiores e melhores empresas do mundo inteiro. Nos países desenvolvidos, o estudo científico da administração se dá há várias décadas e é considerado um fator fundamental para a manutenção, desenvolvimento e expansão de qualquer empresa. Portanto, tudo que é colocado em prática no mundo inteiro é considerado pelos nossos “alunos e profissionais que se consideram mestres” como teoria no Brasil.

Segunda: “Eu já sei tudo”; “isto eu já sabia”; “isto é óbvio” ou “sempre se aprende alguma coisa”, são as frases prediletas emitidas em todas as áreas de ensino. É impressionante como os nossos alunos e profissionais sabem de tudo, só não aprenderam ainda como colocar em prática, mas que sabem tudo, com certeza sabem.

Terceira: Achar que somente a informação já é suficiente para a realização. Lêem alguma coisa, normalmente por RESUMOS, e se acham doutores nos assuntos. Lembro a estes que: informação e nada é a mesma coisa, pois a informação só é útil quando transformada em conhecimento e conhecimento só é válido quando transformado em ação. 

Quarta: A maioria das pessoas quer aprender, mas não suporta ser ensinada. Prefere aprender por conta própria ou pelo tempo. Aprender por conta própria é realmente interessante, mas será que é válido ficar perdendo tempo com coisas que os outros já conhecem há muito tempo? Com relação a aprender com o Tempo também é interessante, pois dizem que o Tempo é o melhor de todos os mestres, só que as pessoas esquecem que infelizmente ele termina matando todos os seus discípulos. 

Quinta: “Não tem algo mais novo ou avançado?”, "O que estamos aprendendo é básico demais", "Pra mim não serve, mas para meus subordinados com certeza". São as frases máximas daquelas pessoas que participam das aulas ou treinamentos e que, em vez de se preocuparem em avaliar o que sabem e o que precisam saber e aprender, se preocupam somente em pavonear-se. Querem e exigem aprender “exponencial”, mas esquecem que ainda não aprenderam nem a multiplicar.


***Trechos extraídos do livro “Liderança – Falar e Cobrar é Fácil”, de minha autoria.
#Administração #Gestão
#Gerenciamento #Liderança

Gostou? Compartilhe