Vamos falar de gestão

por Ariosto Fabiano de Moraes

Uma visão sistêmica da gestão

“Visão Sistêmica é conhecer as partes para entender o funcionamento do todo. É evidente que a gestão sempre vai partir da nossa individualidade, mas jamais poderemos esquecer que fazemos parte de uma organização e que nossas ações ou decisões de uma forma ou de outra irão refletir ou gerar conseqüências nas pessoas, nos processos ou na empresa como um todo.

Em relação a essa falta de visão, temos observado a existência de muitos conflitos envolvendo gestores ou setores dentro de uma organização. Quando passam a serem cobrados, a tendência é a autodefesa e, em vez de encararem e resolverem o problema de frente, terceirizam culpas. Surge, então, a famosa desculpa: este problema não é meu, o problema é do setor X ou da pessoa Y. E assim vão repassando as culpas e esquecendo que se qualquer setor de uma empresa tem problemas, a empresa inteira tem problemas. E enquanto os Egos brigam, adivinhem quem paga a conta?

Empresa tem que ser um processo só, ou seja, são vários setores desenvolvendo cada um o seu trabalho para atingir um objetivo comum e uma organização única, ou seja, todos os gestores e setores fazem parte da mesma estrutura organizacional que foi constituída para atender um público alvo.

Todos são importantes e isto deve ser trabalhado, comunicado às pessoas e ficar muito claro a todos os colaboradores de uma organização. “O entendimento deste fator ou dessa visão vai implicar no conceito de que o “todo” só alcançará resultados quando houver a junção das partes”

#Administração #Gestão
#Gerenciamento #Liderança
***Trechos extraídos do livro “Liderança – Falar e Cobrar é Fácil”, de minha autoria.