Diariamente assisto as empresas na busca pelo desenvolvimento de suas lideranças, não por modismo, e sim pela necessidade real. Também assistimos todos os anos, milhares de profissionais recém formados sendo disponibilizados para o mercado, com formação acadêmica registrada em seus currículos, mas sabemos que são somente técnicos em suas áreas. O aspecto humano é visto como algo a ser desenvolvido no dia a dia. E aqui entra a importância deste trabalho do autor.
Não preciso nem dizer que tenho um respeito especial pelo Ariosto, que além de meu marido (fiz minha média aqui para todo o ano de 2020) também sempre foi meu grande mentor. E no livro LIDERANÇA – Falar e cobrar é fácil ele coloca em xeque esta realidade em um conteúdo complexo, porém com uma linguagem simples que atende todos os públicos. Ele deixa esta mensagem bem clara já na capa do frontal do livro quando diz:
“Nunca se falou tanto sobre a necessidade e a
Importância da Liderança em uma empresa, organização, ou governo, como na atualidade. Infelizmente o que existe entre o maravilhoso e o inflamado discurso e a sua colocação na prática é um misto de desconhecimento, despreparo, intolerância, prepotência, e desumanidade.”
Nesta obra, o Professor Ariosto Fabiano de Moraes, apresenta em 18 lições uma visão sistêmica da liderança, portanto eu não poderia deixar de recomendar como uma leitura obrigatória para todos os profissionais que exercem cargos de chefia e liderança.