VAMOS FALAR DE GESTÃO
VAMOS FALAR DE GESTÃO
por: Ariosto Fabiano de Moraes
Demitir: O que fazer?
Demitir deve ser uma das últimas ações de um gestor, porque antes de demitir temos que analisar o porquê que chegamos a este ponto.
Demitir é muito fácil, mas em compensação é muito caro, pois é dinheiro líquido que a empresa está jogando pelo ralo. Uma empresa ou um gestor que não se questiona do porquê de tantas demissões precisa aprender a medir a consequência deste ato.
Por isso, analise antes de demitir pontos importantes do tipo:
- Por quem e como ele foi contratado?
- Por quem e como ele foi recepcionado?
- Como ele foi aprovado e agora não serve mais?
- Quem o treinou e como ele foi treinado?
- Como ele foi avaliado e quais ferramentas gerenciais foram utilizadas para direcionar ou redirecionar este colaborador?
É lógico que as demissões fazem parte do dia a dia de qualquer organização e que uma hora ou outra isso vai acontecer com qualquer um de nós, mas, o que não é lógico é a facilidade, o amadorismo, o descaso e a maneira como as pessoas estão sendo demitidas. Conheço com alguma profundidade vários tipos de colaboradores que deveriam ser demitidos e estar longe de qualquer tipo de organização desde que nasceram, mas temos que ter consciência e competência tanto para contratar, como para demitir.
O que podemos fazer para minimizar as conseqüências deste procedimento:
- Você deve ao colaborador respeito e educação nessas horas. Assim, o início deste processo deve, sempre que possível, ser operacionalizado pelo líder imediato e depois ser repassado ao RH para a execução dos trâmites legais.
- Além do motivo, procure verificar se não existe algo por trás dessa demissão. Às vezes, tomamos decisões sem medir as consequências e o Ministério do Trabalho agradece.
- Se tiver que despedir, despeça-o na hora. É desumano ficar com o colaborador até o final do dia só porque ele precisa cumprir o expediente.
- Demissão se faz em particular, não em público.
- Respeite e preserve a dignidade desta pessoa, mas é preciso que ela entenda e que saia sabendo do por que da sua demissão.
- Se o colaborador merecer e se sua empresa tiver programas de recolocação, encaminhe-o. Se não tiver, agradeça o tempo de serviço prestado à empresa, deseje boa sorte e deixe que ele se direcione e encaminhe a sua nova vida.
- A demissão de qualquer colaborador causa efeitos sobre as pessoas que permanecem na empresa. Por isso, se houver necessidade de explicação, seja franco e diga o porquê da demissão.
#Administração #Gestão
#Gerenciamento #Liderança
***Trechos extraídos do livro “Liderança – Falar e Cobrar é Fácil”, de minha autoria.