Como gerenciar o seu gestor?
Se o seu superior é imprevisível e de difícil relacionamento, estabeleça da sua parte parâmetros de convivência para com ele. Conscientize-se de que respeito e educação são uma via de mão dupla e este deve ser o princípio básico do relacionamento entre os dois.
Priorize sempre o teu superior imediato. Veja como esta o seu relacionamento e a sua comunicação com ele. O resultado desses dois fatores é que vai influenciar positiva ou negativamente na avaliação do seu trabalho e se houver conflitos, você terá que depender única e exclusivamente de você mesmo.
Vamos começar fazendo uma reflexão sobre quem precisa de quem? O teu superior precisa mais de você ou você dele? Pare de ser incauto e examine a sua situação. Compreenda que nós não temos opção para mudar o nosso líder ou superior, mas temos opção em relação ao que queremos da nossa vida familiar, social e profissional.
Mostre o tratamento que você oferece e exija o mesmo da parte dele. Temos uma triste mania de não estabelecer princípios nos relacionamentos e o que é pior, não nos posicionamos nem como profissionais nem como seres humanos e depois ficamos reclamando e nos fazendo de vítima em cima dos mandos e desmandos dessas pessoas que se acham superiores.
Lembre-se: “Quando você se curva a um tirano, ele passa a te odiar ainda mais”
Veja algumas regras que podem minimizar problemas desse tipo:
• Pergunte sempre que puder: O que está bom e o que precisa melhorar no seu trabalho.
• Priorize o que ele solicitou. Prometeu cumpra.
• A primeira palavra ou opinião é sempre dele. O responsável gerencial é ele.
• Nunca exponha seu chefe a surpresas e não o subestime. Ele pode até ser inferior ou ter menos conhecimento que você, mas ainda assim, é o teu chefe.
#Administração #Gestão #Gerenciamento #Liderança
***Trechos extraídos do livro “Liderança – Falar e Cobrar é Fácil”, de minha autoria.