Uma visão sistêmica da gestão

Ariosto Fabiano de Moraes • ago. 25, 2022

por: Ariosto Fabiano de Moraes

“Visão Sistêmica é conhecer as partes para entender o funcionamento do todo. É evidente que a gestão sempre vai partir da nossa individualidade, mas jamais poderemos esquecer que fazemos parte de uma organização e que nossas ações ou decisões de uma forma ou de outra irão refletir ou gerar conseqüências nas pessoas, nos processos ou na empresa como um todo.


Em relação a essa falta de visão, temos observado a existência de muitos conflitos envolvendo gestores ou setores dentro de uma organização. Quando passam a serem cobrados, a tendência é a autodefesa e, em vez de encararem e resolverem o problema de frente, terceirizam culpas. Surge, então, a famosa desculpa: este problema não é meu, o problema é do setor X ou da pessoa Y. E assim vão repassando as culpas e esquecendo que se qualquer setor de uma empresa tem problemas, a empresa inteira tem problemas. E enquanto os Egos brigam, adivinhem quem paga a conta?


Empresa tem que ser um processo só, ou seja, são vários setores desenvolvendo cada um o seu trabalho para atingir um objetivo comum e uma organização única, ou seja, todos os gestores e setores fazem parte da mesma estrutura organizacional que foi constituída para atender um público alvo.


Todos são importantes e isto deve ser trabalhado, comunicado às pessoas e ficar muito claro a todos os colaboradores de uma organização. “O entendimento deste fator ou dessa visão vai implicar no conceito de que o “todo” só alcançará resultados quando houver a junção das partes”


por Ariosto Fabiano de  Moraes

Este material poderá ser copiado e distribuído livremente, porém solicitamos que NÃO esqueçam de mencionar os créditos ao autor. 



Por Fahima Moraes 10 mai., 2024
Acompanhe o estudo de caso de uma empresa que transformou seu atendimento e ampliou significativamente seus resultados.
Por Fahima Moraes 14 nov., 2023
This is a subtitle for your new post
Por Fahima Moraes 14 ago., 2023
"Ignorar as dores do cliente é como deixar o motor de crescimento da sua empresa em ponto morto." por Fahima Moraes
Transformando Desafios em Oportunidades no Atendimento
Por Fahima Moraes 09 ago., 2023
Você sabe como transformar desafios em oportunidades no atendimento ao cliente? Explore estratégias para lidar com insatisfações, cultivar empatia e construir relacionamentos sólidos, convertendo experiências negativas em lealdade e defensores da marca.
Artigo sobre ruido na comunicação organizacional escrito por Fahima Moraes
Por Fahima Moraes 03 ago., 2023
Conheça o impacto oculto dos ruídos na comunicação organizacional na relação com o cliente. Aprenda a identificar e eliminar esses obstáculos para fortalecer sua comunicação e proporcionar uma experiência do cliente aperfeiçoada.
artigo Liderança - Ariosto Fabiano de Moraes
Por ARIOSTO FABIANO DE MORAES 05 abr., 2023
Por que ainda somos amadores na nossa maneira de Liderar? Nunca se falou tanto sobre a necessidade e a importância da liderança em uma empresa, organização ou mesmo nos governos, como está acontecendo na atualidade. Infelizmente o que existe entre o maravilhoso e inflamado discurso e a sua colocação na prática é um misto de desconhecimento, despreparo, intolerância, prepotência e às vezes até desumanidade.
Você não precisa usar o que não te serve mais. com Fahima Moraes
Por Fahima Moraes 12 set., 2022
Com todo respeito, me apodero momentaneamente da frase da Oprah, para fazer a introdução do meu artigo da semana. "Tudo o que alguém fez para você no passado não tem poder sobre o presente. Só você lhe pode dar esse poder. A melhor sensação do mundo vem quando você começa a se sentir bem novamente depois que você se sentiu horrível. Quanto mais você glorifica e celebra sua vida, mais você tem na vida para celebrar. " Oprah Winfrey -
Conheça a síndrome do impostor por Fahima Moraes
Por Fahima Moraes 12 set., 2022
Sindromee dp Impostor o que é e como identificar com Fahima Moraes
Vamos falar de Gestão? com Ariosto Fabiano de Moraes
Por Ariosto Fabiano de Moraes 25 ago., 2022
por: Ariosto Fabiano de Moraes
Como praticar a escuta ativa com estas 10 dicas por Fahima Moraes
Por Fahima Moraes 15 ago., 2022
por: Fahima Moraes
Mais Posts
Share by: