Como praticar a escuta ativa com estas 10 dicas

Fahima Moraes • ago. 15, 2022

por: Fahima Moraes


Durante uma negociação muitas informações são apresentadas e sabemos que pode acontecer de não absorvermos quase nada do que nos é dito.

A escuta ativa nos permite absorver cada vez mais informações relevantes que podem ser valiosas no seu dia a dia.

Um bom profissional saberá aproveitar essas informações de forma estratégica, garantindo o melhor desempenho da empresa, tanto em processos de comunicação interna, na gestão de equipes e nos processos de feedback quanto para os processos externos de contato com o cliente.

Garanta que os seus profissionais, consigam otimizar a performance e melhorar os resultados, aplicando as dicas que separei para você.


1. Evite distrações no momento do diálogo


O primeiro passo para praticar a escuta ativa é evitar que as distrações impeçam você de concentrar em um diálogo.

Por isso, é preciso deixar de lado itens como celular, redes sociais, e-mails, conversas paralelas e telefonemas, para que você consiga realmente ter foco no interlocutor, fazendo com que ele se sinta seguro e confie em você durante o processo de comunicação.


2. Não seja seletivo ao ouvir o que o outro tem a dizer


Durante a conversa, tente não selecionar partes específicas da fala do outro para absorver. Por exemplo, se o assunto é o desempenho das ações de Marketing Digital como um todo, não é legal prestar atenção somente ao que ele diz sobre um ponto específico do seu interesse, como os resultados obtidos com e-mail marketing.

É necessário que você consiga prestar atenção e se dedicar a todo o discurso, garantindo que as informações sejam completamente absorvidas.


3. Dê ao seu interlocutor o tempo necessário para a comunicação


É irritante e desrespeitoso concluir os pensamentos do interlocutor antes que ele finalize seu discurso. Por isso, evite esse tipo de prática: dê ao interlocutor todo o tempo necessário para que ele apresente as informações e finalize o raciocínio.


4. Não deixe suas perspectivas pessoais interferirem no processo de comunicação


Apesar de ser complicado, às vezes, lidar com perspectivas e opiniões muito diferentes das nossas, é preciso ter a habilidade de não permitir que as suas visões pessoais sejam capazes de diminuir a sua empatia durante o processo de comunicação.

Sendo assim, tenha muito cuidado para não julgar o outro com base nas suas crenças. Entenda que cada pessoa teve um processo para chegar até aqui e, por isso, elas são diferentes.



5. Ouça e observe com atenção


A comunicação oral é a base da escuta ativa. No entanto, é preciso analisar também a linguagem não verbal do seu interlocutor, tendo o cuidado de avaliar como o corpo dele se comporta durante o diálogo e como ele reage ao que está sendo dito.


Observe mãos, expressões faciais e se o corpo está tenso ou relaxado durante o diálogo, por exemplo.



6. Deixe seu interlocutor à vontade


Um detalhe fundamental para garantir uma comunicação efetiva é garantir que o interlocutor esteja à vontade durante toda a conversa.


Para ajudar, é preciso demonstrar interesse pelo que está sendo dito e fazer contato visual para mostrar que você está, de fato, prestando atenção no que está sendo dito.



7. Faça perguntas


Uma outra prática que permite que a escuta ativa seja eficaz é o hábito de fazer perguntas durante o processo de comunicação, para se certificar de que a mensagem realmente foi entregue e assimilada corretamente pelo ouvinte.


Caso você seja o ouvinte, é interessante realizar perguntas durante o diálogo para coletar ainda mais informações, estimulando uma conversa mais intensa e profunda.



8. Utilize a linguagem corporal


A linguagem corporal também é muito interessante para gerar confiança. Falamos anteriormente sobre observar a linguagem do interlocutor.


Porém, como ouvinte, você também pode utilizar desse recurso para mostrar o seu interesse pelo diálogo. A postura, o tom de voz, expressões e gestos podem ser considerados.



9. Se coloque no lugar do outro


A empatia é fundamental no processo de escuta ativa. Tendo isso em mente, ao conversar com alguém, se coloque no lugar do outro e tente entender quais foram as motivações, valores, necessidades e expectativas que o levaram a pensar e fazer as coisas como têm sido feitas.


Lembre-se de que cada pessoa tem uma vivência e um background diferente, então, temos que tentar ver as coisas por essa outra perspectiva.



10. Forneça feedbacks


Por último, mas não menos importante, sempre ofereça um feedback ao interlocutor ao fim do diálogo, mostrando como as informações foram interpretadas, fazendo elogios ou críticas construtivas.


O importante, durante o processo de comunicação, é ser capaz de desenvolver um interesse genuíno pelo que está sendo dito, conseguindo oferecer sua atenção e seu tempo para aquela pessoa, sem interrupções e distrações.


A escuta ativa, portanto, pode auxiliar não só na melhora das relações internas dentro da empresa, como também em processos de venda, especialmente, naqueles em que o cliente tem um contato direto com o profissional comercial.


Conheça mais sobre o relacionamento com o cliente participando da próxima turma do curso Atitudes Ativas, Reativas e Proativas no Atendimento ao Cliente.



por Fahima Moraes

Este material poderá ser copiado e distribuído livremente, porém solicitamos que NÃO esqueçam de mencionar os créditos ao autor. 

Por Fahima Moraes 10 mai., 2024
Acompanhe o estudo de caso de uma empresa que transformou seu atendimento e ampliou significativamente seus resultados.
Por Fahima Moraes 14 nov., 2023
This is a subtitle for your new post
Por Fahima Moraes 14 ago., 2023
"Ignorar as dores do cliente é como deixar o motor de crescimento da sua empresa em ponto morto." por Fahima Moraes
Transformando Desafios em Oportunidades no Atendimento
Por Fahima Moraes 09 ago., 2023
Você sabe como transformar desafios em oportunidades no atendimento ao cliente? Explore estratégias para lidar com insatisfações, cultivar empatia e construir relacionamentos sólidos, convertendo experiências negativas em lealdade e defensores da marca.
Artigo sobre ruido na comunicação organizacional escrito por Fahima Moraes
Por Fahima Moraes 03 ago., 2023
Conheça o impacto oculto dos ruídos na comunicação organizacional na relação com o cliente. Aprenda a identificar e eliminar esses obstáculos para fortalecer sua comunicação e proporcionar uma experiência do cliente aperfeiçoada.
artigo Liderança - Ariosto Fabiano de Moraes
Por ARIOSTO FABIANO DE MORAES 05 abr., 2023
Por que ainda somos amadores na nossa maneira de Liderar? Nunca se falou tanto sobre a necessidade e a importância da liderança em uma empresa, organização ou mesmo nos governos, como está acontecendo na atualidade. Infelizmente o que existe entre o maravilhoso e inflamado discurso e a sua colocação na prática é um misto de desconhecimento, despreparo, intolerância, prepotência e às vezes até desumanidade.
Você não precisa usar o que não te serve mais. com Fahima Moraes
Por Fahima Moraes 12 set., 2022
Com todo respeito, me apodero momentaneamente da frase da Oprah, para fazer a introdução do meu artigo da semana. "Tudo o que alguém fez para você no passado não tem poder sobre o presente. Só você lhe pode dar esse poder. A melhor sensação do mundo vem quando você começa a se sentir bem novamente depois que você se sentiu horrível. Quanto mais você glorifica e celebra sua vida, mais você tem na vida para celebrar. " Oprah Winfrey -
Conheça a síndrome do impostor por Fahima Moraes
Por Fahima Moraes 12 set., 2022
Sindromee dp Impostor o que é e como identificar com Fahima Moraes
Vamos falar de Gestão? com Ariosto Fabiano de Moraes
Por Ariosto Fabiano de Moraes 25 ago., 2022
por: Ariosto Fabiano de Moraes
Uma visão sistêmica da gestão
Por Ariosto Fabiano de Moraes 25 ago., 2022
por: Ariosto Fabiano de Moraes
Mais Posts
Share by: