Vamos falar de Gestão? com Ariosto Fabiano de Moraes

Ariosto Fabiano de Moraes • ago. 25, 2022

por: Ariosto Fabiano de Moraes

Em todos esses anos de formação junto a líderes e gestores, sempre inicio o meu trabalho com a seguinte pergunta: “Qual o cargo de gestão que você pretende atingir na empresa”? 


Infelizmente a grande maioria dos profissionais acredita ter plena condição para assumir cargos na baixa, média ou na alta gerencia, mesmo sem ter o conhecimento da dinâmica funcional e das qualificações necessárias para exercê-la.


Veja, cada vez mais as estruturas das empresas estão secando e as oportunidades de progressão funcional nesse nível hierárquico estão cada vez mais raras. Assim, não podemos nos dar ao luxo de perdê-la, pois oportunidade só acontece uma vez. Assim, vamos começar pelo princípio e fazendo uma bela reflexão em cima dessas 04 perguntas: 

 

Primeira: Qual o cargo que aspiro nesta empresa ou organização?


Segunda: Quais são os requisitos que a empresa exige para exercer tal cargo?


Terceira: Qual o grau de instrução ou qualificação que possuo no momento?


Quarta: O que preciso buscar de instrução ou de qualificação para me credenciar a aspirar tal cargo?


Quando respondemos a essas perguntas conscientemente passamos a ter uma base e uma postura muito sólida do aonde queremos chegar.


Abaixo, segue algumas maneiras de se chegar a cargos de gestão em organizações públicas e privadas sem fazer muita força:

  • Nepotismo: Colocação de parentes em cargos de chefia ou liderança. Surgiu na igreja e foi institucionalizada pelo Papa. No Brasil, foi estudada, aperfeiçoada e hoje somos considerados especialistas e imbatíveis nesta arte de promover pessoas. 
  • Favoritismo: Favorecer ou proteger com parcialidade. É o famoso puxa-saco ou o subserviente que encontramos em qualquer tipo de organização social. 
  • Patronato: Privilegiados pelos pais e que ao nascerem já assumem os ares, conhecimentos e autoridade de patrão. 


***Trechos extraídos do livro “Liderança – Falar e Cobrar é Fácil”, de autoria do  Ariosto Fabiano de Moraes


Este material poderá ser copiado e distribuído livremente, porém solicitamos que NÃO esqueçam de mencionar os créditos ao autor. 




Por Fahima Moraes 10 mai., 2024
Acompanhe o estudo de caso de uma empresa que transformou seu atendimento e ampliou significativamente seus resultados.
Por Fahima Moraes 14 nov., 2023
This is a subtitle for your new post
Por Fahima Moraes 14 ago., 2023
"Ignorar as dores do cliente é como deixar o motor de crescimento da sua empresa em ponto morto." por Fahima Moraes
Transformando Desafios em Oportunidades no Atendimento
Por Fahima Moraes 09 ago., 2023
Você sabe como transformar desafios em oportunidades no atendimento ao cliente? Explore estratégias para lidar com insatisfações, cultivar empatia e construir relacionamentos sólidos, convertendo experiências negativas em lealdade e defensores da marca.
Artigo sobre ruido na comunicação organizacional escrito por Fahima Moraes
Por Fahima Moraes 03 ago., 2023
Conheça o impacto oculto dos ruídos na comunicação organizacional na relação com o cliente. Aprenda a identificar e eliminar esses obstáculos para fortalecer sua comunicação e proporcionar uma experiência do cliente aperfeiçoada.
artigo Liderança - Ariosto Fabiano de Moraes
Por ARIOSTO FABIANO DE MORAES 05 abr., 2023
Por que ainda somos amadores na nossa maneira de Liderar? Nunca se falou tanto sobre a necessidade e a importância da liderança em uma empresa, organização ou mesmo nos governos, como está acontecendo na atualidade. Infelizmente o que existe entre o maravilhoso e inflamado discurso e a sua colocação na prática é um misto de desconhecimento, despreparo, intolerância, prepotência e às vezes até desumanidade.
Você não precisa usar o que não te serve mais. com Fahima Moraes
Por Fahima Moraes 12 set., 2022
Com todo respeito, me apodero momentaneamente da frase da Oprah, para fazer a introdução do meu artigo da semana. "Tudo o que alguém fez para você no passado não tem poder sobre o presente. Só você lhe pode dar esse poder. A melhor sensação do mundo vem quando você começa a se sentir bem novamente depois que você se sentiu horrível. Quanto mais você glorifica e celebra sua vida, mais você tem na vida para celebrar. " Oprah Winfrey -
Conheça a síndrome do impostor por Fahima Moraes
Por Fahima Moraes 12 set., 2022
Sindromee dp Impostor o que é e como identificar com Fahima Moraes
Uma visão sistêmica da gestão
Por Ariosto Fabiano de Moraes 25 ago., 2022
por: Ariosto Fabiano de Moraes
Como praticar a escuta ativa com estas 10 dicas por Fahima Moraes
Por Fahima Moraes 15 ago., 2022
por: Fahima Moraes
Mais Posts
Share by: